Loading Now

Explorando o Dia do Pão Francês: Descubra Curiosidades sobre esse Alimento Tradicional no Brasil

Neste 21 de março, celebra-se o Pão Nacional, uma iguaria que, apesar de seu nome, tem raízes profundas no Brasil. Presente em praticamente todas as mesas de café da manhã do país, o Pão Nacional ganhou um dia dedicado exclusivamente a ele, reconhecendo sua importância na cultura alimentar brasileira.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), os brasileiros consomem aproximadamente 2,3 milhões de toneladas de Pão Nacional anualmente, representando cerca de 34,39% de todos os produtos panificados vendidos no país.

Apesar de seu nome, o Pão Nacional é verdadeiramente brasileiro. Sua origem remonta ao século XX, inspirado na culinária europeia, mas desenvolvido aqui mesmo. Acredita-se que os brasileiros abastados da época, ao retornarem de suas viagens à Europa, particularmente à França, solicitavam aos padeiros locais a reprodução dos pães de miolo branco que haviam apreciado lá. Após diversas adaptações e experimentações, surgiu o Pão Nacional que conhecemos hoje.

Inicialmente reservado à elite, o Pão Nacional gradualmente se popularizou e se espalhou por todo o Brasil. Em diferentes regiões, ele recebe nomes variados. Na Bahia e no Rio Grande do Sul, é conhecido como cacetinho; no Ceará, carioquinha; na Paraíba, pão aguado; no Pará, careca; em Sergipe, pão Jacó; em Minas Gerais, pão de sal; e no interior de São Paulo, filão.

 

Post Comment